Durante a gestação, o organismo produz uma maior quantidade da hormona feminina estrogénio, fazendo com que o cabelo permaneça na fase de crescimento, sem cair.
No período pós-parto, há uma diminuição da produção desta hormona e o ciclo do cabelo volta ao normal. São três as fases do ciclo: anágena (crescimento); catágena (transição) e telógena (queda).
Desta forma, até cerca de 60% do cabelo que se encontra na fase de crescimento pode entrar na fase seguinte e aproximadamente três meses depois de o bebé nascer é normal haver a queda de cabelo, que ficou adiada durante a gravidez. A este fenómeno dá-se o nome de eflúvio telógeno pós-parto. Trata-se de um mecanismo natural, que é temporário e não provoca calvície.
De acordo com a American Academy of Dermatology, “a maioria das mulheres vê a sua densidade capilar voltar ao normal por volta do primeiro aniversário do seu filho”. Assim, se nesta altura continuar a cair cabelo, é importante consultar um médico especialista em Dermatologia, para averiguar o que se passa.
Existem alguns cuidados a ter para minimizar a queda de cabelo no período pós-parto. A saber:
- Verificar se os níveis hormonais estão equilibrados;
- Evitar penteados que puxem o cabelo;
- Escolher um champô que dê volume ao cabelo;
- Optar por um condicionador fortificante e usar sobretudo nas pontas do cabelo;
- Usar máscara fortificante;
- Aplicar ativador capilar;
- Tomar um suplemento alimentar;
- Pentear o cabelo suavemente e, de preferência, quando estiver molhado.
A gama Nova Genina da linha de tratamento e cuidado do cabelo Bioscalin é uma solução para a queda de cabelo temporária. É constituída por produtos indicados para tratar, lavar e cuidar do cabelo numa bonita fase da vida que é a maternidade.