Saltar para o conteúdo

Cabelo oleoso? Aprenda como o cuidar

Os cabelos oleosos podem ser um desafio quando se trata de manter o equilíbrio entre um couro cabeludo saudável e cabelos limpos e leves. O excesso de oleosidade pode estar relacionado a fatores hormonais, genéticos ou até hábitos inadequados de cuidado capilar. Contudo, com as práticas certas e os produtos adequados, é possível controlar a oleosidade e manter os cabelos bonitos e saudáveis.

Conheça cinco dicas essenciais para cuidar de cabelos oleosos:

1- Evite lavar em excesso

Apesar de parecer contraintuitivo, lavar os cabelos com muita frequência pode causar um efeito contrário ao desejado. A remoção constante e frequente da oleosidade, indica ao nosso organismo uma necessidade urgente de repor esta “barreira” natural que é o sebo, incentivando ainda mais as glândulas sebáceas a produzirem sebo para proteger o couro cabeludo. Opte por lavar os cabelos em dias alternados e use produtos de limpeza delicada que respeita o pH fisiológico do couro cabeludo e contribui para o seu equilíbrio.

2- Lave com um Shampoo Seborregulador Suave e Específico

Escolha shampoos que sejam formulados para controlar a oleosidade, mas que garantam uma limpeza suave, sem desregular o couro cabeludo tornando-o sensível ou seco. Uma ótima opção é o Shampoo BiomActive Pósbiótico Seboregulador que oferece uma solução completa no controlo da oleosidade: ajuda a reduzir a produção excessiva de sebo, ao mesmo tempo que equilibra a microbiota do couro cabeludo. Pode usar diariamente este shampoo para garantir uma limpeza suave e um couro cabeludo saudável e sem oleosidade.

3 – Hidrate os Cabelos Adequadamente

Um erro comum é evitar completamente o uso de condicionadores ou máscaras em cabelos oleosos. A realidade é que a oleosidade no cabelo resulta de uma produção excessiva de sebo pelo couro cabeludo, a solução passa por controlar a oleosidade do couro cabeludo e manter as fibras de cabelo hidratadas e protegidas. Para tal, deve aplicar o condicionador na extensão do cabelo até às pontas e evitar o contacto com couro cabeludo.

4- Evite tocar excessivamente no cabelo

O hábito de passar as mãos no cabelo poderá piorar o excesso de oleosidade. O contacto direto das mãos com o cabelo faz com que haja transferência da oleosidade da pele para os cabelos. Além disso, este movimento constante do cabelo faz com que o couro cabeludo fique exposto mais frequentemente a fatores externos e agressivos que podem desregular o couro cabeludo e levá-lo a produzir ainda mais oleosidade para se proteger. 

5- Evite fazer styling que piore

Oleosidade não tem de ser sinónimo de não poder fazer penteados ou de usar acessórios no cabelo, mas deve ter em atenção ao que utiliza.

Evite o uso excessivo e por tempo prolongado de chapéus, lenços ou outros acessórios que abafem o couro cabeludo, pois podem aumentar a oleosidade. Se quiser fazer penteados e recorrer a produtos de styling, deve escolher os que são leves e que não deixem resíduos que possam ser agressivos para o couro cabeludo e fazer com que ele desregule ainda mais.

A Nossa Sugestão de Rotina para Cabelo Oleoso

Para combate da oleosidade:

1- Lavagem: Shampoo BiomActive Pósbiótico Seborregulador

2- Hidratação: Condicionador Fortificante Nova Genina

3- Reparação: Bálsamo PreBiótico Regenerativo

Após controlo de oleosidade para manutenção de cabelo e couro cabeludo saudável:

1- Lavagem: Shampoo BiomActive PréBiótico Uso Diário

2- Hidratação: Condicionador Fortificante Nova Genina

3- Reparação: Bálsamo PreBiótico Regenerativo

Ao incorporar estes cuidados e produtos, transforme a sua rotina de cuidados capilares e mantenha o seu cabelo bonito, saudável e livre de oleosidade.

Artigos relacionados

  • Cabelos brancos? Diga adeus!

    LER
  • Pinta o cabelo em casa? 5 dicas para uma cor intensa e duradoura 

    LER
  • Como a alimentação afeta a queda de cabelo

    LER
Bottom Bar Test